O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) passou a integrar a rede de tribunais que utiliza o Sistema Véritas, ferramenta tecnológica desenvolvida pelo TRT da 12ª Região (SC) para conversão de dados de localização complexos em provas digitais de simples compreensão. A ferramenta pode ser decisiva para comprovar, por exemplo, a jornada de trabalho, a presença do trabalhador em determinado local ou até mesmo o vínculo empregatício.
O sistema transforma dados complexos de geolocalização, obtidos de operadoras de telefonia, em relatórios visuais e mapas interativos e amigáveis, gerando informações úteis para magistrados e servidores no exame de provas judiciais. A ferramenta é destaque por tornar acessíveis e compreensíveis dados originalmente técnicos e codificados.
Para o presidente do TRT-GO, desembargador Eugênio Cesário, a adoção do sistema é um passo importante para facilitar o exame de provas digitais no processo. “Ao transformar dados técnicos em informações compreensíveis, o Véritas oferece aos juízes e às partes elementos objetivos que podem fazer toda a diferença na apuração da verdade dos fatos”, destacou.
O sistema, criado pela Seção de Provas Digitais do TRT-12 (SC) e vinculado ao Laboratório de Inovação (LIODS), já foi adotado por vários tribunais trabalhistas, como o TRT-8 (PA/AP), TRT-5 (BA), TRT-14 (RO/AC) e outros. Sua aplicação prática já resultou, inclusive, em conciliações, como relatado em audiência realizada na Vara do Trabalho de Altamira, no Pará, onde a ferramenta evidenciou a continuidade da prestação de serviços após a baixa na carteira de trabalho do empregado.
Economia Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda
Economia Saque-aniversário do FGTS 2026 começa a ser liberado
Contribuição Contribuição Assistencial e Tema 935 do STF
horas extras Vendedor consegue perícia em conversa de WhatsApp para provar pagamentos por fora
Assédio Supervisor que assediou colegas tem justa causa confirmada pela Justiça do Trabalho
CLT Empréstimo para quem tem carteira assinada: como funciona e o que mudou com a nova lei
Direito Tributário LC 225/2026 muda o jogo tributário: como empresas devedoras devem se preparar para o novo cenário
Tecnologia Inteligência Artificial na Advocacia: Tecnologia como Apoio à Estratégia Jurídica
Sentenças & Justiça Justiça determina partilha de crédito trabalhista recebido durante o casamento
Direito do Trabalho Contribuição Assistencial e Tema 935 do STF